Consultório de Endocrinologia e Obesidade

Dr. Nelson Vinicius Gonfinetti - CRM 50.742

O que É o diabetes ?

O diabetes é uma doença em que há aumento da glicemia (açúcar no sangue). Ocorre porque o pâncreas não produz insulina suficiente(tipo 1) ou porque a insulina não age bem no organismo (tipo 2), estabelecendo duas doenças bem diferentes com a semelhança que há excesso de glicose no sangue. O resultado vai ser sempre a perda da capacidade de todas as céulas em absorver e aproveitar a glicose adequadamente como fonte de energia.

Estima-se que 6,6% da população adulta mundial tem diabetes e que cerca de 12,1% da população brasileira também seja diabética. Como se desenvolve o diabetes?

A glicose (açúcar) vem principalmente dos alimentos, mas o corpo também a produz.
Quando nos alimentamos, o pâncreas libera uma quantidade maior de insulina para permitir que a glicose que consumimos durante a refeição sirva como fonte de energia para o organismo, mantendo os níveis de açúcar no sangue normais.

A insulina é um hormônio produrzido no pâncreas que age transportando a glicose do sangue (absorvida da alimentação) para dentro da célula, para que sirva como fonte de energia. Trata-se de um hormônio essencial para a sobrevivência.

Tipos de Diabetes

Os principais tipos de diabetes são :

  • Tipo 1: O pâncreas não produz insulina. Ocorre principalmente em crianças e adolescentes, mas adultos também podem ter esse tipo de diabetes. Geralmente são pessoas magras. O tratamento do diabetes tipo 1 é necessariamente feito com insulina.
  • Tipo 2: É o tipo mais freqüente de diabetes. A insulina produzida pelo pâncreas não é suficiente ou não age de forma adequada para diminuir a glicemia. É mais comum em adultos e em pessoas que têm familiares com diabetes. Está muito relacionado à obesidade e por isso vem atingindo pessoas cada vez mais jovens. Inicialmente, o tratamento pode ser apenas com dieta e exercício físico, mas, com o tempo, provavelmente serão necessários comprimidos, insulinas ou a associação dos dois.

 

 

 

Indique para um amigo

Gostou das informações que você encontrou aqui ?
Caso queira indicar esse site para algum amigo, basta preencher os campos abaixo: